Carrinho de Compra
Home Empresa Produtos Notícias Eventos Galeria de Fotos Vídeos Convênios Marcas Contato
Porque usar óculos de sol é bom, mesmo no inverno?
31/03/2015

Usar óculos no invernos é importante veja porque:

 Mesmo em meio à estação mais fria do ano, a radiação solar continuará incidindo sobre a terra. E do mesmo modo que a radiação ultravioleta (UV) pode causar danos à pele humana, ela também pode ocasionar ou intensificar problemas e doenças nos olhos.

Danos aos olhos:

Assim como a pele humana, os olhos podem ser mais ou menos sensíveis às radiações. De acordo com a cor, idade e condições de saúde do indivíduo, essa sensibilidade tende a ser maior ou menor. O cristalino desempenha um papel importante na proteção às radiações UV. As cirurgias que eliminam o cristalino da estrutura ocular, como a cirurgia de catarata, modificam bruscamente essa condição de proteção e a implantação de lentes protetoras faz-se necessária.


Bebês e crianças correm maiores riscos de sofrerem danos oculares devido à maior transparência do cristalino. Nos adultos, esse risco é minimizado, pois o cristalino tende naturalmente a se tornar mais opaco com a idade e, assim, absorver maior quantidade de radiação. 

As inflamações da córnea e da conjuntiva são conseqüências diretas da radiação UVB, que apresentam como sintomas dor, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, fotofobia e possível avermelhamento das pálpebras. As lesões nas pálpebras são as que têm demonstrado relação mais direta com a exposição à luz solar, principalmente na identificação de lesões malignas. A radiação UVA é apontada como responsável pelo desenvolvimento da catarata.

Os danos causados à visão podem ser divididos em dois tipos distintos de acordo com a forma de exposição: curtas exposições com intensas quantidades de radiação e longas exposições com baixas intensidades de radiação. No primeiro caso, o elemento que mais sofre é a córnea, as manifestações são agudas e surgem após um período curto de latência; no outro caso, mais comum nos ambientes de trabalho, o cristalino e a retina são os mais atingidos. Em ambos os casos, a manifestação pode se tornar um processo crônico, mesmo que seja decorrente de um processo agudo. 

Ainda que não haja uma determinação exata da susceptibilidade do olho à radiação, é certo que doses elevadas produzem fotoconjuntivite - inflamação da conjuntiva - e fotoqueratite - inflamação da córnea. Porém, exposições prolongadas, mesmo a baixas intensidades, podem também originar catarata, pterígio e alguns tipos de câncer que podem ser irreversíveis ou exigir uma intervenção cirúrgica.

01/04/2015
Mitos e verdades sobre os óculos.
31/03/2015
Porque usar óculos de sol é bom, mesmo no inverno?
30/03/2015
Quais são os problemas causados pelos óculos piratas ?
Nossa Ótica © 2014
Avenida Lédio João Martins, 251 - loja 02 (Av. Central do Kobrasol) - Kobrasol - São José - SC
CEP:88.102-000 - E-mail: contato@nossaotica.com
Fone: (48)3035-1012 / Fax: (48)3035-1941
Todos os direitos reservados - Copyright 2014 - Desenvolvido por NTDS Web Studio